Entrada A Rádio Historial
Historial da Rádio Versão para impressão Enviar por E-mail

 

A iniciativa da Rádio de São Nicolau nasceu de diversos contactos estabelecidos entre pessoas que nem se conheciam, a partir das quais foi concebido, em 1998, um projecto pela então Câmara Municipal de São Nicolau.
Como resultado, um grupo de emigrantes em Roterdão Holanda decidiu apoiar a criação da Rádio de São Nicolau, com uma série de equipamentos, que veio a revolucionar a comunicação na ilha, tendo em conta as dificuldades que São Nicolau tinha em receber sinais das chamadas rádios nacionais.
A Rádio afirmou-se como um fórum onde todos tinham oportunidade de trocar ideias para novos projectos. Foi ainda uma fonte de informação e de educação para o público em geral. Este aspecto tinha no seu seio a prioridade de contribuir para educar o público em geral e de criar uma opinião pública informada, contrariando ideias feitas, muitas vezes erradas, mas continuamente repetidas.

Acredita-se que esta rádio criou todas as condições necessárias para uma melhor visibilidade do que se fazia na ilha, para que fosse possível potenciar a massa crítica existente e competir com os outros neste domínio. A Sociedade constitui-se ainda como um interlocutor credível e de reconhecida competência técnica, de modo a que lhe fosse reconhecido o direito de ser um parceiro incontornável.

Por razões várias, entre as quais a sua legalização, a Rádio esteve inactiva durante alguns anos.

Apresentação da nova Rádio

A recém-criada Rádio comunitária da Ribeira Brava foi inaugurada a 23 de Dezembro de 2008, apresentada a todos os munícipes, como “a nossa rádio, a rádio de todos nós”, na Cidade da Ribeira Brava.
Hoje temos uma rádio moderna, com emissões online, e com a cobertura de todo o território municipal. Uma aposta ganha, fruto do trabalho desencadeado pela nova equipa camarária e de vários colaboradores voluntários que reconheceram a importância de dar voz ao Município. Orgulhámo-nos de ter hoje uma rádio com equipamentos da última geração, numa parceria estabelecida com a Cooperação Luxemburguesa e a Rádio Gold da Itália, proporcionando assim a criação de mais um estúdio (estúdio que leva o nome de emigrante) que serve para a gravação de programas. Com abertura da rádio foram ministradas várias acções de formação para animadores de rádio. Hoje dispomos de programas diversificados, direccionados às várias camadas da sociedade civil, abrangendo a informação, música, rubricas educativas, desporto, e outros programas de entretenimento para jovens.
No passado mês de Maio de 2009, colocámos a rádio na internet tendo-se transformado num ponto de encontro, principalmente com a nossa diáspora, abrangendo os nossos emigrantes e estudantes, na qual temos tido um retorno extremamente positivo, particularmente nos países onde a nossa comunidade é mais expressiva, como Holanda, Itália e Estados Unidos da América.
Queremos assim, ser uma rádio de proximidade, que sirva de instrumento de ligação, participação e cidadania.
Existem ainda muitas dificuldades a serem ultrapassadas e é nesse sentido que queremos que todos se sintam donos desta Rádio, ajudando-nos a ultrapassá-las, dando a sua modesta contribuição fazendo-se sócio deste importante projecto que nos une a todos.
Queremos ter também a parceria das várias instituições, mas sempre na base de autonomia e independência de actuação, pondo acima de tudo os interesses do Município da Ribeira Brava.

 

Ouvir a Rádio

Outras Opções

No Ar Agora

Quinta: 00:00 - 05:59
Música Variada

Auto DJ

Participação Online